
Foto: Divulgação
A Toxina Botulínica é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, e sua fama não é à toa. No entanto, recebo muitas vezes no consultório pessoas com dúvidas em relação ao botox, como quando começar e indicações. Por isso, preparei este material visando que você esclareça todas as suas questões sobre o assunto.
A Toxina Botulínica pode ser usada em todo tipo de ruga?
Não. Essa técnica é usada para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa, entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.
Qual a diferença entre o tratamento com Toxina Botulínica e os preenchimentos?
Como falei acima, a Toxina Botulínica é utilizada para tratar rugas de expressão dinâmicas. Já o preenchimento é utilizado para tratar rugas estáticas, ou seja, aquelas que você está sério, sem nenhuma feição e elas ficam evidentes, por exemplo, os sulcos que aparecem geralmente ao lado do nariz. Ressaltando que em breve irei falar na minha coluna sobre preenchimento. Fique de olho!
A Toxina Botulínica preenche o lábio?
Não preenche. Mais uma vez: para preencher os lábios é comum o uso do ácido hialurônico. Porém, a Toxina Botulínica pode ser usada em conjunto com o preenchedor para prolongar o efeito do mesmo, pois a musculatura do lábio é enfraquecida.
Existe algum problema usar Toxina Botulínica e preenchimento com ácido hialurônico juntos?
Como acabei de salientar, não existe nenhum problema. Na realidade, em algumas situações, é até mesmo recomendada esta prática, pois a Toxina Botulínica pode prolongar o efeito do ácido hialurônico.
Ao aplicar Toxina Botulínica, o rosto pode ficar sem expressão?
Isso vai depender da quantidade do material injetado em cada região e da técnica e senso estético do dermatologista. Por isso, faz toda diferença optar por um especialista que tenha experiência no método.
Existe uma idade ideal para começar a aplicar a Toxina Botulínica?
Mulheres na faixa dos 25 anos com tendência à formação de rugas já podem usufruir da técnica de forma preventiva.
Dói muito?
O incômodo é mínimo. As pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da aplicação.
O resultado é imediato?
O efeito começa a ser observado em três ou quatro dias, mas o resultado final aparece mesmo em uma semana.
Quanto tempo dura?
Depende da quantidade da substância usada, da forma de aplicação e da resposta individual de cada paciente. Mas as estatísticas apontam para uma média entre quatro e seis meses de durabilidade.
Existem efeitos colaterais?
Não, porém, gestantes e pacientes com câncer e problemas neurológicos não devem usar Toxina Botulínica.
É verdade que a Toxina Botulínica pode ser usada para “diminuir o suor” em quem tem hiperidrose?
É verdade. Quem transpira muito nas axilas e/ou nas mãos pode realizar a aplicação no local.
Dúvidas resolvidas?! Por fim, quero agradecer a todos vocês pela leitura. Lembrando que fico no aguardo das suas sugestões de temas. E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética!
SERVIÇO
Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)
Clínica Haim Erel
Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota
(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848
Instagram @dravivianemartins