21/10/2019 11:26
Pele feminina x pele masculina
Homens e mulheres sentem a diferença da beleza na pele

Existem diferenças sutis, mas marcantes, entre a pele feminina e a pele masculina. Conhecê-las é fundamental para praticar os cuidados certos garantindo o aspecto belo e jovial.

Uma dessas diferenças diz respeito à oleosidade. Sim, isso muda da pele delas para a deles. A testosterona (hormônio masculino) é o responsável pelo maior estímulo das glândulas sebáceas e, consequentemente, maior oleosidade na face, de maneira que a pele masculina está mais inclinada à formação de acne. As mulheres, por sua vez, em condições normais, têm predomínio de progesterona e estrogênio (hormônios femininos), o que lhes confere uma pele mais delicada e com menor secreção sebácea.

Já o melasma é um problema que atinge mais o sexo feminino, pois essa condição possui relação direta com os hormônios da mulher e por isso tem sua ocorrência aumentada em gestantes e nas usuárias de contraceptivos orais.

Outra diferença que deve ser destacada é em relação ao envelhecimento da pele masculina e feminina. Espessa e áspera, a pele masculina é menos propensa a flacidez. Já as mulheres possuem uma derme mais delgada, o que contribui para o envelhecimento acelerado. Além do mais, a concentração de colágeno é maior na cútis do homem do que na da mulher, portanto, os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde para eles. Em compensação, quando as rugas resolvem aparecer, são mais profundas do que as rugas femininas.

Barbear-se regularmente torna a pele masculina mais estressada que a pele feminina. Por isso, os homens devem ficar atentos ao se barbearem, pois fazer a barba de forma errada pode causar alguns problemas, como irritação ou dermatite e a foliculite.

É por conta dessas diferenças entre a pele feminina e a masculina que os cuidados, alguns produtos e determinados tratamentos que atuam no combate ao envelhecimento e no controle da oleosidade devem ser distintos visando atender as necessidades de cada tipo de pele. Como sempre ressalto: cada caso é um caso!

Cuidados para elas: 

- A hidratação facial deve ser uma preocupação constante das mulheres, principalmente após a menopausa, quando o ressecamento se agrava;

- Procure hidratar áreas mais sujeitas aos efeitos da idade, como ao redor dos lábios, mãos, colo e pescoço;

- Proteger-se do sol com frequência é fundamental, já que as mulheres sofrem mais com o envelhecimento da pele;

- Procure usar séruns, ácidos noturnos para renovação celular e cremes clareadores para manchas.

Cuidados para eles:

- Escolha produtos que controlem a oleosidade e reduzam a tendência à acne;

- Ácidos para renovação celular reduzem a oleosidade sem descamar a pele;

- Como a pele do homem normalmente é mais grossa, procure fazer esfoliações;

- Use produtos adequados ao se barbear e dê preferência ao barbeador elétrico visando evitar irritações. Se usar lâminas, realize o barbear no sentido do crescimento dos pelos o menor número possível de vezes.

Cuidado para ambos os sexos:

- Procure visitar com frequência um dermatologista para que ele indique os tratamentos e produtos apropriados.

Assim como as mulheres, os homens têm cada vez mais procurado por tratamentos estéticos. Por isso, segue uma super dica para todos vocês de ambos os sexos: para saber tudo sobre as tendências do mercado da beleza basta me seguir no Instagram e ficar de olho na minha coluna aqui no CNews! Até semana que vem!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO