06/04/2020 11:19
Restaurantes inovam em meio à quarentena
Sem poder receber clientes, o mercado gastronômico se reinventa para continuar atuando durante a crise

Como se reinventar em tempos de uma pandemia que provocou o isolamento social, no sentido de manter a saúde dos negócios, levando, ao mesmo tempo, serviços de qualidade? O que os empresários estão fazendo para minimizar os impactos gerados neste período de incertezas e recessão econômica? Diante desse cenário, muitas empresas estão buscando novas estratégias para evitar o encerramento de atividades além de manter suas receitas.


Juazeiro do Norte se destaca no Estado como um significante polo gastronômico. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), é responsável por uma demanda no total de 12.568 negócios de Serviços, e em tempos de Coronavírus, a cidade precisou mudar sua rotina.


Para o Gerente de Negócios Estratégicos do Sesc-Senac no Cariri, Isaac Coimbra, “é importante buscarmos alternativas de forma planejada para minimizar o impacto da pandemia em nossa região. Não há receita pronta para as empresas, cada empresário terá que construir seu plano de ação dentro da realidade do seu negócio, pensando medidas para agora e para retomada do crescimento que logo virá ”, destaca.


Isaac aconselha pensar fora da caixa, pesquisando o que outras empresas do seu setor estão fazendo. “Por meio das consultorias do Senac, acompanhamos muitas empresas do setor de Alimentos e Bebidas do Cariri, elas estão se reinventando apesar de não abrir para o público, quem se reinventou está conseguindo manter as vendas através do delivery, por exemplo.”, afirma.


Parceiro do Senac no Cariri, e sendo referência por manter uma tradição de 20 anos no do Cariri, o Sirigado do Pedro foi um dos restaurantes a implantar medidas estratégicas para o seu funcionamento. “Desde o primeiro dia do fechamento do comércio tivemos como uma das primeiras medidas mudar o horário de funcionamento, antes era só à noite, e agora é o dia todo com almoço e jantar. Nessa logística, tivemos uma surpresa significativa de uma procurar muito grande para o almoço e jantar. Com isso entramos com valor promocional de todos os pratos”, disse o diretor do empreendimento João Pinheiro.


Visando custo e benefício, o restaurante encontrou alternativas em opções mais populares. “Por nosso empreendimento ser considerado de um nível mais alto da região, focamos também em pratos promocionais de comidas consideradas tradicionais, do dia a dia, a exemplos dos que têm molhos de tomate, madeira, o Filé à Parmegiana, entre outros”, declarou Pinheiro. Ainda segundo o diretor, o Sirigado do Pedro dobrou o número de pedidos feitos por delivery, medida que fez com que apostasse também em promoções voltadas para bebidas e sobremesas.

 

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