09/04/2020 11:33
Capacitação online para enfrentar a pandemia
Enquanto as empresas buscam estratégias para conquistar e atender clientes na quarentena, cursos rápidos dão orientações para alavancar os negócios com a internet

É tempo de ficar em casa. A pandemia causada pelo coronavírus esvaziou ruas e fechou o comércio. Enquanto isso, as empresas do ramo lutam para se reinventar e sobreviver à crise que toda essa situação vem gerando. Para muitos estabelecimentos, a internet vem sendo uma grande aliada na hora de divulgar os produtos e serviços e até no momento de fechar a venda, que pode ser realizada através de aplicativos, plataformas especiais para comércio eletrônico ou até aplicativos de mensagens eletrônicas.

No entanto, a concorrência online é grande e saber traçar as melhores estratégias e fazer o melhor uso das ferramentas é fundamental para conquistar o público. Para isso, conhecimento especializado faz toda a diferença, e a internet também é um meio ideal para buscá-lo. Para aqueles que precisam desenvolver essas habilidades, uma dica são os cursos livres do Senac EAD, que oferecem diversos conhecimentos na área em pouco tempo.

As redes sociais vêm sendo a principal ferramenta de divulgação das empresas no cenário atual. Aprender as formas mais eficientes de usá-las é o foco do curso Redes Sociais como Ferramenta de Marketing. Com duração de 20 horas, o curso aborda o planejamento e a produção de material para as redes levando em conta o interesse do público alvo. 

Já o curso Ferramentas de Marketing Digital, de 30 horas, apresenta o conceito de Marketing Digital, as funções e os usos de uma série de ferramentas que auxiliam na criação e execução de estratégias em meios digitais e as melhores formas de usar diferentes meios eletrônicos para se conectar com clientes atuais e futuros. 

O curso de E-mail Marketing (30 horas) se volta para essa ferramenta, que é uma das mais antigas para o marketing online e que ainda pode trazer muitos resultados, se usada de forma correta. Entre os assuntos abordados no curso, estão criação e organização de contatos, como avaliar a fidelidade e o interesse do público-alvo e autorização de envio de material via correio eletrônico (não-spam).

Para quem deseja entender mais sobre comércio eletrônico de forma geral, a dica é o curso Gestão de E-commerce, que aborda desde questões relacionadas ao marketing em meios digitais até outros pontos do atendimento comercial via internet, como vendas, meios de pagamento e logística de transporte dos produtos. 

Esses e os outros cursos livres do Senac EAD nas áreas de Comércio e Gestão estão com 20% de desconto para inscrições até o próximo dia 12 (domingo). Basta garantir o desconto, é só usar o voucher DESCONTO20 no momento da inscrição no site www.ead.senac.br.

 

08/04/2020 10:49
Comida de conforto: aprenda receita de Pão de Coco
Aproveite o momento em casa para fazer essa receita caseira de pão de coco para a Páscoa

Um conceito gastronômico foi criado na década de 1970 para a reconhecer os efeitos emocionais que os alimentos propiciam. As comidas de conforto podem resgatar memórias, aliviar tensões, mudar o humor das pessoas e vêm sendo estudadas em universidades em pesquisas que analisam possíveis propriedades terapêuticas.

Ao contrário do que se possa imaginar, essas receitas não precisam de técnicas sofisticadas ou ingredientes caros. Um artigo do professor de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Charles Spence, foi publicado no Jornal Internacional de Gastronomia e Ciências Alimentares (International Journal of Gastronomy and Food Science). Nele, o pesquisador explica que as comidas de conforto são relacionadas à infância ou a preparos caseiros de receitas tradicionais.

Na campanha Tudo em Casa, a chef do Restaurante Mayú, Didda Carneiro, explica o que é a Cozinha de afeto. O Mayú é reconhecido por seu cardápio criativo com experimentações contemporâneas e regionais.“Um prato de afeto te remete a um momento importante da sua vida e que você comeu naquele instante de felicidade”, diz ela no vídeo que integra a iniciativa da Fecomércio para ajudar as pessoas a atravessar o período de isolamento social. A plataforma hospeda dicas de nutricionista, consultora de gastronomia e receitas.

Professores dos departamentos de Medicina, Sociologia e Antropologia da Universidade do Alabama (EUA) conduziram uma pesquisa sobre comidas de conforto em que analisam a construção social de emoções em relação a esses alimentos. A pesquisa envolveu estudantes universitários e classificou as opções em quatro grupos: alimentos nostálgicos, de recompensa, de conveniência e de conforto físico.

No isolamento social é comum o aumento no nível de estresse e ansiedade, o que as pessoas podem tentar compensar na alimentação, mas a ingestão contínua de alimentos hipercalóricos não é recomendada por profissionais de saúde.

Há opções de comida de conforto saudáveis, que estão relacionadas às tradições alimentares regionais e podem ser preparadas em casa. No período da Páscoa, os cearenses sempre têm à mesa o pão de coco, variedade que nos meses de março e abril as padarias sempre incluem no cardápio. Confira a receita ensinada nos cursos de Gastronomia do Senac Ceará e faça você mesmo em casa.

Ingredientes

500 gramas de farinha de trigo sem fermento
150 gramas de coco seco ralado
10 gramas de fermento biológico seco
40 gramas de açúcar
9 gramas de sal
Ingredientes líquidos
50 gramas de manteiga derretida
125 ml de leite integral
125 ml de leite de coco
1 ovo

Preparo

Misturar primeiro todos os ingredientes secos, depois acrescentar os líquidos. Misturar a massa com as mãos até que esteja elástica. Deixar descansar por uma hora, até a massa dobrar de volume. Abrir a massa em formato de retângulo, arredondar as bordas para modelar o pão. Deixar descansar por mais 40 minutos, até dobrar de volume novamente. Pincelar ovo em cima da massa e polvilhar o coco tostado. Assar no forno a 180° por vinte minutos

07/04/2020 11:02
Lives também levam informação e capacitação para as redes
Essa semana, apresentações no perfil do Senac Ceará falam de carreira, negócios e técnicas de Ilustração


O mundo atual é das lives. Com a necessidade de ficar em casa, a possibilidade de fazer apresentações ao vivo nas redes sociais se tornou muito popular e vem sendo usada com os mais diversos fins. O Senac Ceará resolveu entrar nessa onda como uma forma de levar conhecimento a um maior número de pessoas, afinal aprender não só pode ser divertido como também pode ser uma forma de aproveitar bem o tempo em casa. Essa semana, as lives acontecem de segunda a quinta-feira, sempre às 15h, nos perfil do Senac Ceará no Instagram.


A semana começou com a live O Futuro da Moda, apresentada por Eduardo Motta, designer, consultor e crítico de moda e autor do livro Meu coração coroado: Mestre Espedito Seleiro (editora Senac Ceará).  Na terça-feira (07), o tema serão as novas relações de negócios e a apresentação será feita por dois grandes conhecedores do assunto: o professor Luís Antônio Rabelo, consultor de Relacionamento Institucional do Senac Ceará, e Manuel Mendes, diretor do Boston Innovation Gateway e diretor executivo da consultoria norte americana IXL Center, parceira do Senac na implantação de projetos de inovação.


Quarta-feira, o momento será para falar sobre crescimento profissional, com a live Desenvolvimento de Carreira. A convidada é Janete Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-CE (2019-2021) e membro do Comitê de Gestão Estratégica de Pessoas da American Chamber of Commerce – AMCHAM. Também participa da apresentação o Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional no Senac Ceará, Sidarta Cabral.


Quem encerra a programação é Marcelo Belisário, autor do livro Ilustração de Moda: Técnicas, Ideias e Experimentações para Colorir (Editora Senac Ceará). Marcelo já foi instrutor do Senac e hoje é professor universitário nas áreas de Moda e Desenho, além de consultor de produtos de moda. Na live, que acontece quinta-feira (09), ele fará uma oficina de técnicas de ilustração.


Tudo em Casa Fecomércio

Com o objetivo de promover bem-estar, cultura e conhecimento durante o período de distanciamento social, o Tudo em Casa Fecomércio vem levando conteúdo educativo, empresarial e de entretenimento por meio lives e vídeos disponibilizados nas redes sociais do Sesc (@sescce), Senac (@senacce), Fecomércio Ceará (@fecomercioceoficial), de artistas e parceiros. Para acompanhar a programação, basta seguir a hashtag #tudoemcasafecomercio nas redes sociais, ou acessar a plataforma tudoemcasafecomercio.com.br. 

 

06/04/2020 11:19
Restaurantes inovam em meio à quarentena
Sem poder receber clientes, o mercado gastronômico se reinventa para continuar atuando durante a crise

Como se reinventar em tempos de uma pandemia que provocou o isolamento social, no sentido de manter a saúde dos negócios, levando, ao mesmo tempo, serviços de qualidade? O que os empresários estão fazendo para minimizar os impactos gerados neste período de incertezas e recessão econômica? Diante desse cenário, muitas empresas estão buscando novas estratégias para evitar o encerramento de atividades além de manter suas receitas.


Juazeiro do Norte se destaca no Estado como um significante polo gastronômico. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), é responsável por uma demanda no total de 12.568 negócios de Serviços, e em tempos de Coronavírus, a cidade precisou mudar sua rotina.


Para o Gerente de Negócios Estratégicos do Sesc-Senac no Cariri, Isaac Coimbra, “é importante buscarmos alternativas de forma planejada para minimizar o impacto da pandemia em nossa região. Não há receita pronta para as empresas, cada empresário terá que construir seu plano de ação dentro da realidade do seu negócio, pensando medidas para agora e para retomada do crescimento que logo virá ”, destaca.


Isaac aconselha pensar fora da caixa, pesquisando o que outras empresas do seu setor estão fazendo. “Por meio das consultorias do Senac, acompanhamos muitas empresas do setor de Alimentos e Bebidas do Cariri, elas estão se reinventando apesar de não abrir para o público, quem se reinventou está conseguindo manter as vendas através do delivery, por exemplo.”, afirma.


Parceiro do Senac no Cariri, e sendo referência por manter uma tradição de 20 anos no do Cariri, o Sirigado do Pedro foi um dos restaurantes a implantar medidas estratégicas para o seu funcionamento. “Desde o primeiro dia do fechamento do comércio tivemos como uma das primeiras medidas mudar o horário de funcionamento, antes era só à noite, e agora é o dia todo com almoço e jantar. Nessa logística, tivemos uma surpresa significativa de uma procurar muito grande para o almoço e jantar. Com isso entramos com valor promocional de todos os pratos”, disse o diretor do empreendimento João Pinheiro.


Visando custo e benefício, o restaurante encontrou alternativas em opções mais populares. “Por nosso empreendimento ser considerado de um nível mais alto da região, focamos também em pratos promocionais de comidas consideradas tradicionais, do dia a dia, a exemplos dos que têm molhos de tomate, madeira, o Filé à Parmegiana, entre outros”, declarou Pinheiro. Ainda segundo o diretor, o Sirigado do Pedro dobrou o número de pedidos feitos por delivery, medida que fez com que apostasse também em promoções voltadas para bebidas e sobremesas.

 

03/04/2020 11:25
Orientações de Gastronomia, Moda e Design nas redes sociais
Esses e outros assuntos são abordados pelos especialistas do Senac Ceará, no Instagram e no Facebook, dentro da campanha Tudo em Casa Fecomércio

Para ajudar a população a atravessar o período de isolamento social, a campanha Tudo em Casa Fecomércio, do Sistema Fecomércio Ceará, está disponibilizando uma extensa programação educacional e cultural online. O Senac participa orientando estudantes e empreendedores em transmissões ao vivo pelo Instagram e Facebook.


Até sábado, sempre às 15h, o Senac vai convidar especialistas para conversar com o público e dar dicas de gestão de negócios e tendências de mercado em diversas áreas, como moda e gastronomia. Pelo perfil @senacce, o público pode acompanhar, tirar dúvidas e aproveitar o tempo de quarentena para se capacitar. As lives ficam salvas nos perfis do Senac após a transmissão.

“Estamos em um momento difícil, mas as pessoas podem ter a oportunidade de parar um pouco para estudar e, para isso, o Senac está contribuindo com conteúdos diversos”, afirma o Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional, Sidarta Nogueira Cabral.

O ramo da Gastronomia é o primeiro a ser contemplado na Campanha Tudo em Casa. Na segunda-feira o tema foi como cozinha criativa, com a participação do chef Ivan Prado, coordenador das empresas-escola do Senac. Nesta terça, às 15h, a consultora de Gastronomia, Vanessa Santos, orienta empresários de bares e restaurantes, assim como pequenos empreendedores na elaboração de cardápios.

Na quarta-feira, também às 15h, o autor do livro Mixologia: o universo do bartender cientista, Victor Quaranta, entra ao vivo nas redes sociais do Senac Ceará para falar sobre possibilidades criativas na coquetelaria, conteúdo da sua obra publicada pela Editora Senac.

Ressignificação dos negócios de moda, lojas colaborativas e guarda-roupa compartilhado é o tema que Bia Guedes, consultora de produção cultural e design do Senac, conversa com público na quinta-feira pelo perfil @senacce. Ela também dá dicas de livros e filmes que podem servir de inspiração na composição de estilo.

Na sexta-feira, às 15h, o bate-papo é entre estudantes e a coordenadora de educação a distância do Senac, Rhyvera Fontenele. A especialista tira dúvidas de como organizar o tempo na rotina de estudos em casa. O designer gráfico da Editora Senac Ceará, Kelson Moreira, dá dicas sobre encadernação artesanal e fala sobre o processo criativo em experimentações manuais no sábado.

Confira a programação online do Senac no Tudo em Casa Fecomércio. 

Veiculação: instagram.com/senacce e facebook.com/senacceara

3/4, às 15h, Gestão do tempo, com Rhyvera Fontenele, coordenadora de Educação a Distância do Senac

4/4, às 15h, Processo criativo e experimentações manuais, com Kelson Moreira, designer gráfico da Editora Senac

01/04/2020 04:22
Campanha esclarece empresas sobre questões legislativas durante a pandemia
Fecomércio Ceará leva especialistas para as redes sociais para comentar medidas do poder público para as empresas


Os impactos do avanço do Coronavírus demandam respostas em todas as esferas governamentais para que as consequências nas atividades empresariais sejam atenuadas. Reforçando sua atuação, a Fecomércio, que atua em defesa dos empresários cearenses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, está pleiteando e acompanhando medidas para orientar e apoiar os empresários do segmento, diante deste cenário tão desafiador.

Para o advogado e consultor tributário da Fecomércio-CE, Hamilton Sobreira, as determinações e medidas ajudam na manutenção, em especial, do setor de comércio de bens, serviços e turismo, assim como se tornam essenciais neste momento de grande instabilidade.

E para que os empresários possam compreender melhor todas essas medidas e de como se beneficiarem, a Fecomércio-CE está disponibilizando em suas redes sociais uma campanha educativa, com especialistas da assessoria jurídica do Sistema Fecomércio esclarecendo dúvidas sobre as medidas do governo de forma clara e concisa.

Nesta quinta-feira, dia 02 de abril, às 11h, uma live no perfil da Federação no Instagram (@fecomercioceoficial) traz Hamilton Sobreira para pontuar como as medidas tributárias podem impactar nas empresas.

Medidas

Algumas das medidas pleiteadas e anunciadas são:

* Prorrogação do Simples Nacional

Micro e pequenas empresas que são optantes por este regime de tributação simplificado terão o prazo para pagamento dos tributos federais prorrogados, conforme resolução Nº 152, de 18 de março de 2020. - Os pagamentos com vencimentos nos meses de abril, maio e junho estão sendo adiados para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

* Dívida Ativa da União

Para os contribuintes que estão com débitos junto à Fazenda Pública Nacional, o Ministério da Economia editou portaria, relacionada às cobranças da Dívida Ativa da União (DAU), autorizando a prorrogação dos prazos. Podem ser suspensos, por até noventa dias, os prazos de defesa nos processos administrativos de cobrança; bem como encaminhamento de Certidões de Dívida Ativa para protesto extrajudicial; instauração de novos procedimentos de cobrança e responsabilização de contribuintes; além de procedimentos de rescisão de parcelamentos por inadimplência. E para quem tinha as certidões válidas, as CND da União, também foram prorrogadas pelo mesmo prazo.

* Débitos em discussão judicial

Para os contribuintes que projetam realizar a transação extraordinária, mas que possuem débitos em discussão judicial, é necessário verificar se sua empresa se adequa. Você pode fazer essa verificação no edital 1/2019 da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

30/03/2020 11:20
Vendas online reduzem o impacto nas pequenas empresas em tempos de coronavírus
Consultor do Senac dá dez dicas para cuidar dos negócios durante o isolamento social


Você que é do comércio deve estar preocupado com o impacto do novo Covid-19 (Coronavírus) na economia. Se você é profissional autônomo, é um micro empreendedor individual (MEI) ou tem uma micro ou uma pequena empresa, já deve ter sentido as mudanças nos negócios nesse período de isolamento social, necessário para conter o avanço da pandemia. 

O consultor de produtos educacionais do Senac Ceará na área de Gestão e Negócios, Wagner Forte, dá 10 dicas que podem ser adotadas para minimizar esse impacto.  

1- O principal questionamento é: como chegar ao meu cliente nesse período? Analise onde a empresa está inserida e quais - produtos e serviços podem ser adaptados. A partir daí, é possível planejar como fazer essa adaptação a baixo custo, só assim poderá ter sucesso.  

2- Uma solução de baixo custo é a criação de perfis da empresa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook), para informar o cliente sobre os produtos e serviços que está ofertando e a forma como o cliente pode ter acesso. Não esqueça de informar também os procedimentos de higienização que a empresa adota para garantir a segurança de colaboradores e clientes, impedindo a propagação do Coronavírus. 

3- Ao divulgar o produto ou serviço, a sua empresa deve estar preparada para atender os clientes, desde o recebimento do pedido, incluindo disponibilidade de forma de pagamento, separação do produto, entrega e pós-venda (satisfação do cliente). 

4- Para aquelas empresas que ainda não ingressaram nas vendas online, é importante que o empresário conheça seu público-alvo (clientes) para ser mais assertivo na divulgação nas redes sociais, além de ter uma plataforma de venda online.  

5- Para adquirir o serviço de uma plataforma de venda online, a recomendação é avaliar as diferentes plataformas disponíveis no mercado e buscar a que mais se adequa às necessidades e ao perfil do seu negócio.  

6- Para aqueles que não desejam aderir a uma plataforma de comércio eletrônico, é indicado, pelo menos, disponibilizar um canal de atendimento para os clientes, podendo ser até o WhatsApp.  

7- Em termos de planejamento, é essencial conhecer todos os custos de seu negócio, para determinar quais os custos essenciais para continuar operando e custear e/ou reduzir os demais. 

8- É fundamental saber negociar com seus fornecedores, pois neste momento de queda do faturamento o empresário tem que ter fôlego para manter os gastos e despesas que não podem ser adiados, ou seja, negocie melhores prazos com seus fornecedores.  

9- Cuide de seus colaboradores, pois com certeza esles são os maiores interessados em que sua empresa tenha sucesso, pois se trata uma questão de sobrevivência para eles.  

10-Atribua novas funções aos seus colaboradores, direcionando para as novas demandas que surgem ao implantar as vendas online. Ex. Os vendendores de atendimento direto podem  separar, embalar e entregar os produtos, sempre priorizando a segurança em todos os processos. 

27/03/2020 08:00
Em quarentena? Dicas de cursos gratuitos para fazer sem sair de casa
Para não cair no ócio nessa nova rotina, aproveite esse tempo e expanda seus conhecimentos

Em tempos de pandemia do Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, a regra é clara: fique em casa, se possível. Como muitos estudantes tiveram as aulas presenciais suspensas e o trabalho em muitas empresas passou a ser em regime de home office, os horários para fazer atividades em casa aumentaram. Para não cair no ócio nessa nova rotina, que tal aproveitar esse tempo e expandir seus conhecimentos?

Pensando nisso, o Senac EaD disponibiliza diversos cursos totalmente gratuitos e com certificação nacional através das plataformas online. No catálogo, estão cursos de extensão universitária nas áreas de Educação, Gestão e Saúde, além de cursos livres de Finanças, Gastronomia, Moda e muitos outros conteúdos online. O acesso às inscrições e aulas podem ser feitas no site https://www.ead.senac.br/.

Se você nunca teve acesso ao ensino online ou tem dificuldades de utilizar a ferramenta, a coordenadora do Senac Ceará na área de educação a distância (EaD), Rhyvera Fontenele, aponta algumas dicas básicas para ter sucesso no aprendizado:

Primeiro passo na hora de escolher um curso online é entender o seu perfil profissional, qual sua área de atuação, atividades que realiza no espaço laboral e ver as possibilidade que levariam a uma ascensão profissional;

Depois é preciso escolher o local adequado para o estudo, que proporcione atenção plena e focada;

Ter disciplina para seguir o cronograma de aulas, dedicando pelo menos uma hora por dia para deixar as atividades sem atraso;

Identificar o estilo de aprendizagem adequado, por exemplo, uns gostam de ler os textos online, outros fazem o download para ler offline e depois retornar ao ambiente. Saiba o que é ideal para você;

Acessar o site do Senac e escolher entre cursos Livres, Técnicos, Graduação e Pós-Graduação;

Além disso, a coordenadora também afirma que é fundamental ter entendimento do pacote Office, já que algumas atividades irão exigir esse conhecimento;

Cursos Gratuitos Senac EaD

Para os professores que precisam se atualizar e se aproximar dos alunos, por exemplo, a lista conta com opções de conteúdo para ajudar na produtividade com os cursos “Docência e mediação pedagógica online”, “Elaboração de materiais didáticos com recursos tecnológicos” e “Produção de Conteúdos para EAD”.

Já que o momento exige, mais do que nunca, organização e equilíbrio financeiro, o Senac EaD oferta o curso de “Finanças Pessoais – planejamento e controle” com carga horária de 20 horas para ensinar a importância desta prática e, além disso, desenvolver estratégias para a aquisição de bens e aplicações. Além desse, na área de cursos livres, as oportunidades vão desde “Aproveitamento Integral de Alimentos” a “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, entre outros.

Confira a lista completa:

Extensão Universitária

Educação

Docência e mediação pedagógica online

Elaboração de materiais didáticos com recursos tecnológicos

Produção de Conteúdos para EAD

Gestão

Estratégias de Negociação Internacional

Gestão das Potencialidades Humanas e Avaliação de Desempenho

Logística Internacional e Operações Globais

Primeiros Passos para Empreender

Planejamento Estratégico Orientado ao Setor Público

Supply Chain Management

Saúde

Envelhecimento Cerebral e Saúde Mental na Velhice

Cursos Livres

Administração do Tempo

Aproveitamento Integral de Alimentos

Congelamento de Alimentos

Desenvolvimento de Equipe

Estilo e Imagem Pessoal

Finanças Pessoais – planejamento e controle

Fundamentos para o Relacionamento Interpessoal

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Líder Coach

Serviço:

Cursos gratuitos Senac EaD

Inscrições: https://www.ead.senac.br/

 


(Imagem: William Iven/Pixabay)

25/03/2020 03:52
Campanha Tudo em Casa inicia programação online de lazer, saúde e cultura
As pessoas terão acesso a conteúdo educativo e de entretenimento para interação à distância

Na programação, tutorial de acrobacias com a Companhia Laguz Circo. Foto: Diogo Andrade

 

Enquanto os cearenses estiverem recolhidos para atender as recomendações de contenção ao coronavírus, serão incentivados a realizar atividades de lazer, saúde e cultura em suas próprias casas.

A campanha Tudo em Casa, lançada pelo Sistema Fecomércio Ceará, integra ações do Sesc, Senac e da própria Federação, com a oferta de atividades gratuitas aos usuários das instituições e ao público em geral.

As pessoas terão acesso a conteúdo educativo e de entretenimento para interação à distância. Os canais de compartilhamento serão as redes sociais do Sesc (@sescce), Senac (@senacce) e Fecomércio Ceará (@fecomercioceoficial) e de artistas convidados (ver programação).

Atualmente, no Ceará, o Sesc atende mais de quatrocentas mil pessoas em seus projetos. Nas doze unidades do Senac, estão matriculados mais de 120 mil alunos. Seguindo as normas de segurança, as duas instituições suspenderam suas atividades, desde o dia 18 de março, até o dia 31 de março de 2020.

Para ajudar esse público, assim como toda a população cearense, a cumprir o período de distanciamento social em suas casas, o Sistema Fecomércio (Sesc, Senac, Federação) vai estimular a prática de atividades físicas, apoiar shows de artistas locais com transmissões online, ensinar métodos profiláticos com profissionais de Saúde e mostrar práticas que reduzem o estresse e a ansiedade.

O conteúdo sobre normas sanitárias, adaptações no funcionamento das empresas, mudanças tributárias e marketing digital serão algumas das informações disponibilizadas.

“O distanciamento físico estabelecido pelos órgãos de Saúde não precisa romper os vínculos sociais. As mídias digitais nos permitem estar perto das pessoas para ajudá-las a atravessar esse período com tranquilidade”, afirma Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio.

Apresentações online

O Sesc Ceará inicia com uma programação cultural online de shows, narrações de histórias, leituras dramáticas, conversa com escritores, oficinas literárias, oficinas teatrais, bate-papo com autores e performances, entre outras ações.

De 25 a 29 de março, das 16h às 20 horas, acontece a primeira edição com apresentações musicais e oficinas interativas nas redes sociais dos artistas.

Os artistas convidados pelo Sesc se credenciaram nos chamamentos públicos de 2019 e 2020. De suas casas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, eles vão se apresentar e contribuir com a campanha #tudoemcasafecomercio. Cada participação terá duração de 30 minutos, a partir de adaptações dos próprios artistas.

Nesta quarta-feira, 25, às 16 horas, os músicos Vinicius Pinho e Flauberto Gomes inauguram a programação tocando ao vivo para o público. Também às 16 horas, a Companhia Laguz Circo vai mostrar um tutorial de acrobacias em família.

De Juazeiro do Norte, o sanfoneiro Ranier Oliveira toca logo em seguida, às 17 horas e Robstom Medeiros mostra seu repertório de MBM em voz e violão.

“A iniciativa colabora com o setor artístico-cultural cearense, contribui para o acesso à cultura frente à pandemia do COVID-19 e estimula o ócio criativo nesses tempos de isolamento social. O Sesc reitera o compromisso com o desenvolvimento da cultura”, afirma o consultor do Programa Cultura, Chagas Sales.

Aproveitar o tempo

O Senac Ceará também contribui com a Campanha Tudo em Casa realizando aulas online e demonstrações para as pessoas aproveitarem o tempo do isolamento domiciliar. No webinar transmitido pelo Instagram @senacce, a coordenadora de Educação a Distância, Rhyvera Fontenele, explica como se organizar e planejar os estudos em casa.

Na área de Gastronomia, chefs de cozinha do Senac vão ensinar o preparo de receitas. Consultores dos cursos de educação profissionalizante na área de moda e artes ensinam técnicas de artes manuais como crochê e bordado.

“Estamos em um momento difícil, mas as pessoas podem ter a oportunidade de parar um pouco para estudar e, para isso, o Senac está contribuindo com conteúdos diversos”, afirma o Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional, Sidarta Nogueira Cabral.

25/3 (quarta-feira)

16h – Apresentação musical e poesia com Vinicius Pinho com o convidado Flauberto Gomes (Juazeiro do Norte). Transmissão pelo Instagram @vpinhomusgo

16h30 -Tutorial de acrobacias em família com Laguz Circo (Fortaleza). Vídeos no Instagram @laguzcirco

17h – Apresentação musical com Ranier Oliveira (Juazeiro do Norte) Transmissão pelo Instagram @ranier.oliveira

17h30 – Apresentação voz e violão com Robson Medeiros (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @robstonm

18h – Bate-papo sobre o processo criativo de construção do espetáculo “Alice” e debate sobre inclusão e acessibilidade teatral (Cia. Ortaet) (Iguatu) Transmissão pelo Instagram @ciaortaet

18h30 – Oficina teatral “Vendas e mordaças” (Manada Teatro) (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @manada_teatro_br

19h – Espetáculo de teatro “Aquelas – Uma Dieta para caber no mundo” (Manada Teatro) (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @manada_teatro_br

19h30 – Espetáculo “O fantástico Mundo das Histórias de Reis” (KO’s Coletivo) Transmissão pelo Instagram @kos.coletivo

26/3 (quinta-feira)

16h- Apresentação musical com Fatinha Gomes com a convidada Carla Ribeiro (Juazeiro do Norte)

16h30- Tutorial de acrobacias em família com Laguz Circo (Fortaleza). Vídeos no Instagram @laguzcirco

17h- Apresentação musical com Diego Souza e o convidado Wesley Santana (Juazeiro do Norte)

17h30 – Papo Criativo – Claviculário, versão bilingue em espanhol (Crato)

18h – Capoeira Angola Orun Ayie – Roda de Mulheres (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @capoeirangolaorunayie e Youtube

18h30 – Apresentação de cordel e repente com Guilherme Nobre (Fortaleza) Transmissão pelo Instagram @guilhermenobre03

19h – Espetáculo “Limões Ensolarados” e diálogo com o público (Leonardo Araújo) (Juazeiro do Norte)

19h30h – Bate-papo sobre o processo criativo do espetáculo “

       de   16    

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO