NOTICIAS | BRASIL

Moro espera que situação no CE melhore antes do fim da GLO

A Garantia da Lei e Ordem (GLO), foi prorrogada por mais uma semana
Postado em 28/02/2020 | 20:45

             

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta sexta-feira (28) ao Jornal da Record que a greve ilegal feita por policiais militares no Estado governado por Camilo Santana (PT) “é responsabilidade do Governo do Ceará”.

“O governo federal está ali diante de uma necessidade temporária e vai avaliando dia a dia a situação”, argumenta. Nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prorrogou por mais uma semana o decreto de GLO (Garantia da Lei e Ordem).

O Estado do Ceará enfrenta uma série de protestos, realizados por policiais militares que pedem melhores condições de trabalho. O motim, como é chamado, contudo, é ilegal, de acordo com a Constituição Federal.

“Existe uma paralisação que é ilegal dos policiais militares no Estado do Ceará e o Governo do Estado está tentando resolver isso.

Desde a semana passada, o governo federal, sensibilizado com a falta de policiamento, enviou as Forças Armadas via GLO e também a Força Nacional, além de intensificar as ações das polícias Rodoviária e Federal, para de alguma forma poder proteger a população”, disse Moro.

O ministro argumenta que o governo federal tem a percepção de que o problema não foi resolvido. “E mais uma vez essa é uma responsabilidade do Governo do Estado. Ele é quem tem que resolver o problema, não cabe ao governo federal”, contesta.

O governador Camilo Santana convocou os deputados estaduais para uma sessão extraordinária neste sábado (29), para discutir a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que proíbe a anistia de policiais militares que participam de greves ou motins. 

Ainda nesta sexta-feira (28), o Ministério Público Federal instaurou um procedimento para investigar crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social na paralisação de policiais cearenses. O órgão vai apurar se os atos podem ser enquadrados como crimes tipificados na Lei de Segurança Nacional. 

Com informações do R7.com

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO