Thiago Campelo (PDT) venceu as eleições suplementares para ocupar o cargo de prefeito de Aracoiaba neste domingo (1º). Ele disputava a vaga com Wellington Edinho (PL), irmão do cantor de forró Wesley Safadão. Campelo deve seguir à frente do Executivo municipal até o fim de 2020, quando novas eleições serão realizadas em todo o Brasil.
Thiago Campelo teve 54,28% dos votos válidos. Ele tem como vice-prefeita, Selma Maria Bezerra Gomes. Dos 22.581 eleitores de Aracoiaba, deixaram de comparecer 2.876 eleitores, o que representa uma abstenção de 12,74%. A chapa de Wellington obteve 45,72% dos votos. A data limite para a diplomação dos eleitos é 13 de dezembro de 2019.
Em 30 de agosto de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve, por unanimidade, a cassação do diploma do prefeito Antônio Cláudio, e da vice-prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira, que haviam sido cassados, por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016. O TRE-CE também determinou a inelegibilidade dos dois por oito anos. A nova eleição havia sido marcada para 28 de outubro do mesmo ano.
Entretanto, em 24 de setembro de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a suspensão da eleição suplementar e o retorno ao cargo do prefeito Antônio Cláudio, e da vice-prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira, até o julgamento do mérito da ação cautelar.
O TSE revogou, no dia 24 de setembro de 2019, liminar anteriormente concedida, a fim de restabelecer os efeitos do aresto regional que confirmou sentença que decretou a perda do diploma do vencedor do pleito majoritário e determinou a renovação das eleições no município.